ÔM NAMAH SHIVAYA - UM MANTRA PELA PAZ INTERIOR

ÔM NAMAH SHIVAYA – 

Um mantra pela paz interior

O  significado da palavra em sânscrito Mantra pode ser considerado o sonho de “não-consumo” do homem moderno: man(an) é mente e tra é controle. Segundo os especialistas no assunto, por meio das vibrações sonoras, ou seja, a Palavra Cósmica, esse controle mental se estabelece e promove mudanças físicas e emocionais nos indivíduos.
Entre os sons que conduzem a estados elevados de consciência, está o mantra OM, aquele que, de acordo com as escrituras indianas, contém todos os outros sons e deu origem ao universo.
Com essa sílaba sagrada começa o mantra Ôm Namah Shivaya, que significa “Ôm, inclino-me perante Shiva” ou “Ôm, inclino-me perante o meu divino Ser interior”. Outra tradução encontrada é “eu honro o Deus que habita em mim”.  Conforme os Vedas, esse mantra compõe o próprio corpo deShiva Nataraja (rei dos dançarinos) e as cinco letras de “Namah Shivaya” significam as cinco ações do Senhor: criação, preservação, destruição, o ato de ocultar e a benção.
É utilizado na meditação ióguica e os seus praticantes afirmam que o seu japa (repetição mental ou verbal de um mantra) induz a um profundo relaxamento físico e mental, além de possuir eventuais efeitos curativos.
O mestre Babaji, cujos ensinamentos foram revelados ao mundo por Paramahansa Yogananda, dizia que se as pessoas repetissem constantemente o nome do Deus da crença de cada um, a vida dos homens e todos os seres do planeta poderia ser reconduzida para um padrão mais saudável. De fato, há milhares os depoimentos relatando os efeitos positivos da prática que, em termos científicos, podem estar associados à ativação das ondas cerebrais do lobo frontal esquerdo, responsável pela sensação de bem estar e, por isso, de paz.
Dizem que a repetição Ôm Namah Shivaya equilibra os chakras, as rodas de energia em nosso corpo sutil, criando um escudo de luz à nossa volta. 




Comentários